No ano de 1938, foi iniciada a construção do Mercado Público Municipal de Surubim na administração do ex-Prefeito Nelson Barbosa para atender os feirantes que vendiam as suas mercadorias ao ar livre debaixo de uma árvore gameleira que ficava em frente a Antiga Matriz de São José.
A construção ficou sob a responsabilidade dos Senhores: Francisco Pereira de Lucena conhecido por Chico Gago e seu Filho José, João Clemente, Amaro, Seu Bino, Salviano, Severino Castro e o mestre Pedro, ambos Coordenados e fiscalizados pelo Dr Tavares Honorato - Juiz Municipal e ao mesmo tempo exerceu a Função de Engenheiro Civil da obra.
Tiveram participação os Senhores Pai de famílias que ganhavam o seu sustento com os jumentos transportando tijolos e telhas, toda madeira veio da Fazenda Barro Vermelho como: aroeira, pau d'arco, entre outras que serviram para a cobertura.
Em 28 de Outubro de 1939 foi inaugurado o Mercado Público Municipal de Surubim com a presença do Interventor do Estado o Dr. Agamenon Magalhães entre outras autoridades e convidados que fizeram-se presentes na cerimonia.
O Mercado Público Municipal de Surubim foi a primeira obra realizada pelo município construída na administração do ex-Prefeito Nelson Barbosa.
A obra custou aos cofres públicos setenta contos e duzentos mil reis.
O Mercado Público Municipal de Surubim passou por uma reforma em sua coberta que descaracterizou toda a sua arquitetura original na segunda administração do ex-Prefeito José Arruda, sua reinauguração foi dia 07 de Maio de 2000, foram construído 02 banheiros um Masculino e outro Feminino anexado ao Mercado e custou aos cofres R$ 95.408,72 reais.
Extraído do livro: Recordações de Minha Vida, Minha Terra - Autor Nelson Barbosa.
Edição: 1979.
Colaboração: Professor Geneton Gomes.
Fotos: Edvaldo Clemente.
Minha Rua Tem Memória.