domingo, 5 de abril de 2020

SEU ELIAS E O MOTOR DE LUZ

     José Elias Bezerra,o seu Elias, nasceu em Santa Cruz do Capibaribe, em 1894, porém, morava em Limoeiro quando aceitou o convite de Urcezino e Dinó Arruda para trabalhar como nico e responsável pelo motor de luz de Surubim. Era o ano de 1928.
O tempo passou, passou e seu Elias gostou da terrinha e foi ficando com a sua família.
   
   Seu Elias, uma figura querida, de reconhecida competência, de excelente humor e considerado pelos amigos um grande presepeiro.

    "Quando morria alguém .na cidade a família do morto pagava para que a energia fosse fornecida à noite inteira. E lá estava meu pai, apostos, imbatível, servindo a comunidade. 

     Como não havia substitutos para revezamento da manutenção da caldeira, ele levava o seu filho Eurípedes, com apenas 14 anos de idade"; conta Elzi Bezerra de Melo.

    Ai da gente se não fosse seu Elias, no sufoco de fazer funcionar uma máquina obsoleta. que lhe consumia a paciência e azucrinava a vida da população no velho lenga lenga de que a cabeça do motor pifou". E quando o caso era mais complicado, os reparos eram feitos fora de Surubim mas não demorava muito para que tudo ficasse novamente às escuras.
                                 
   Mas, seu Elias permaneceu firme e só largou o motor com achegada de "Paulo Afonso' em 1961. Ao invés de descansar de tanto trabalho, continuou prestando inestimáveis serviços a comunidade como mecânico eletricista. Foi também orientador de trânsito, administrador de uma pracinha na Rua João Batista e o responsável pela televisão pública.

   Morreu aos 89 anos de idade na terra que tanto amou. Até hoje,quando, se fala daqueles tempos, lembra-se com carinho de seu Elias do Motor, um homem de multas luzes.


Fonte: Livro Surubim Pela Boca do Povo - Mariza de Surubim - Edição: 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário