A Vila Surubim passou por diversas secas, temos o registro oral do ex-prefeito Nelson Barbosa de 1917 e também essa imagem registrada em 1952 pelo médico e pesquisador Dr. José Nivaldo Barbosa.
"Registro o ano de 1917, como muito promissor para os agricultores e fazendeiros mais desenvolvidos, trazendo reflexos positivos ao comércio, e um início de 1918, com resultados benéficos à região. Contudo, no final desde último ano a água se fez escassa por falta de armazenamento. Isto tornou o ano de 1919 muito difícil, quando uma seca cruel dizimou rebanhos, afugentando a população cansada por carregar água, numa distância de quatro léguas, na cabeça ou em lombos de animais exauridos.
Foto registrada em 1952 pelo médico e pesquisador Dr. José Nivaldo Barbosa, na zona rural de Surubim.
Foi um drama até 06 de junho. Lembro-me bem da data porque naquele dia, eu e Guilhermina vínhamos conduzindo água nos animais do meu pai e, antes de chegarmos à vila, apareceu uma chuvinha bendita no céu. Depois daquele dia, a chuva continuou pelos meses de junho, julho , agosto e até setembro, trazendo a redenção. Assim, o ano já quase no fim, tornou-se bom, possibilitando a recuperação dos prejuízos deixados pela seca", recorda Nelson Barbosa.*11
Nenhum comentário:
Postar um comentário