domingo, 2 de fevereiro de 2020

O CLUBE DOS LENHADORES DE SURUBIM EM 1914.

CONHECENDO SURUBIM: 1900 a 1930
Sebastião Barbosa  é o senhor que está com Tuba Sousafone.
Arquivo: Antonio Barros - Minha Rua Tem Memória. Foto final da década de 70.
   
A MARCHA DO CLUBE DOS LENHADORES

"Menina, moça bonita
 Venha me contar
 Como os Lenhadores
 Não há outro igual".


     Sebastião Barbosa, grande folião dos carnavais de antigamente, lem­bra com saudades a Marcha do Clube dos Lenhadores, composta pelo mestre Zuza Afonso de Bom Jardim.
E Nelson Barbosa recorda: "Esta marchinha era cantada no terceiro dia,quando o Clube era recolhido, puxado pela orquestra e a luz do carbureto.Confesso,sem cerimônia,que muita gente chorava - inclusive eu, ainda menino, pela incerteza de outro Carnaval.*07

O CLUBE DOS LENHADORES

     Nos carnavais de antigamente, o Clube dos Lenhadores fundado em 1914 e ensaiado pelo mestre Zuza Afonso de Bom Jardim, invadia as ruas de Surubim no domingo e na terça-feira à tarde.

    "O estandarte todo bordado, com duas machadinhas cruzadas , abria passagem para a baliza e os figurantes que, formados em dois cordões, dançavam acompanhando o ritmo com suas machadinhas.

     Saíam todos fantasiados: calcinhas fofas até os joelhos, meias compridas, sapatinhos e camisas tipo pajem. E nas cabeças, lindos chapéus de palha com duas borboletas de papel", recordam Maria Emília Barbosa de Castro e Nelson Barbosa.

   "A ente saía pelas ruas pulando, visitando o povo e tomando vinho", lembra Sebastião Barbosa.



Fonte: Livro Surubim Pela Boca do Povo - Mariza de Surubim - Edição: 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário