O Martírio de Evandro foi o meu primeiro documentário realizado, em de 1987.
As imagens foram feitas em centenas de cromos (slides), utilizei dezenas de filmes para registrar a nossa história de luta em diversos momentos vividos em Surubim, sempre gostei da fotografia, do seu lado mágico de eternizar nossos momentos, tanto alegres, quanto tristes e esse, com certeza, foi um momento que não desejaria fazê-lo.
Porém, como sempre encarei o meu lado profissional como missão e comunicador social, ao tomar conhecimento do assassinato do nosso saudoso advogado e líder político Evandro Cavalcanti, fui logo registrando através de fotos os momentos de dor e aflição que abateu o nosso povo naquela sombria manhã de sábado, 21 de fevereiro de 1987.
Documentei em slides, porque ainda não possuía uma filmadora, posteriormente transformei em vídeo VHS, para ser usado em reuniões, servindo de reflexão e debate nos movimentos eclesiais, sociais e políticos.
33 anos após sua morte, hoje, as novas gerações tem a oportunidade de conhecer a trajetória do advogado e líder político surubinense, essa é a minha homenagem à memória de Evandro Cavalcanti e a de outros tantos brasileiros, que tombaram por um Brasil socialmente mais justo.
Edvaldo Clemente de Paula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário