CONHECENDO SURUBIM: 1900 a 1930
Antonio José de Farias, o Capitão Antonio Farias, nasceu em Relva, no distrito de Cabaceiras, Paraíba, em 1866. Em Surubim, casado com Maria Barbosa de Farias, tiveram treze filhos, entre eles, Severino Barbosa de Farias, o seu sucessor.
O Capitão Antonio Farias foi dono de uma bolandeira, pequena indústria de beneficiamento de algodão, fazendeiro e pecuarista de renome na região: o patriarca da família Farias.
"No dia 13 de julho de 1922, um acontecimento abalou profundamente os surubinenses: o falecimento de Antonio José de Farias. Um homem de espírito empreendedor e progressista, que muitos e relevantes serviços prestou à Vila de São José do Surubim.
Qualquer coisa, que se pretendesse, para o benefício de Surubim, ao seu desenvolvimento, era imprescindível o auxílio e concurso do Capitão Antonio Farias. Nada lhe era difícil quando se tratava de atender aqueles que o procuravam. Se os agricultores estavam sem recursos para tratar das suas lavouras, ele ajudava. Se alguma ameaça pairava sobre o pequeno proprietário, ele amparava. E assim trabalhou e viveu esse filho de Surubim, deixando com a sua morte, um grande vazio", Texto do Diário de Dídimo Gonçalves Guerra.
Fonte: Livro Surubim Pela Boca do Povo - Mariza de Surubim - Edição: 1995.
Fonte: Livro Surubim Pela Boca do Povo - Mariza de Surubim - Edição: 1995.
Nenhum comentário:
Postar um comentário