quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

PARA VOCÊ, PAZ TODOS OS DIAS.


Dia Mundial da Paz foi criado pelo Papa Paulo VI em 1967, e é comemorado anualmente no dia 1º de janeiro. Para o Papa, a celebração não deve ser voltada apenas aos católicos, mas sim, para todas as pessoas no mundo, não importando a religião.

A proposta de criar à Paz o primeiro dia do novo ano não tem a pretensão de ser qualificada como exclusivamente nossa, religiosa ou católica. Antes, seria para desejar que ela encontrasse a adesão de todos os verdadeiros amigos da Paz, como se tratasse de uma iniciativa sua própria; que ela se exprimisse livremente, por todos aqueles modos que mais estivessem a caráter e mais de acordo com a índole particular de quantos avaliam o bem, como é bela e importante ao mesmo tempo, a consonância de todas as vozes do mundo, consonância na harmonia, feita da variedade da humanidade moderna, no exaltar este bem primário que é a Paz”.


O texto mencionado faz parte da declaração registrada por Papa Paulo VI.
Neste dia de comemoração, o Vaticano (sede da Igreja Católica Romana), localizado em Roma, realiza um discurso especial que é transmitido ao mundo todo. Cada ano é escolhido um tema novo pelo Papa presente. O tema abordado pelo Papa Francisco em 2019 foi “A boa política está a serviço da paz”. As mensagens dos últimos cinco anos foram: Migrantes e refugiados: homens e mulheres em busca de paz” (2018); “A não violência: estilo de uma política para a paz” (2017); “Vence a diferença e conquista a paz” (2016); “Já não escravos, mas irmãos” (2015); “Fraternidade, fundamento e caminho para a paz” (2014).

Dia da Fraternidade Universal ou Dia da Confraternização Universal é um feriado nacional no Brasil, comemorado no dia 1 de janeiro. Foi instituído por lei em 1935, por Getúlio Vargas.
Também é feriado sob este nome em Portugal, onde foi instituído pelos vitoriosos Republicanos após a Implantação da República Portuguesa a 5 de Outubro de 1910.

                                     Aperto de mão representando a fraternidade universal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário