sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

ANTONIO JUSTINO: O HOMEM QUE CLAREOU SURUBIM

                     CONHECENDO SURUBIM: 1900 a 1930
                 
   Bangalô, nome da primeira casa com dois pavimentos, construída na então Vila Surubim, por Antonio Justino. Atualmente, no local é a loja Cognat, anteriormente, loja de José Miguel da Aliança de Ouro, hoje, fica bem em frente a nossa matriz de São José. 
Foto de 1941: Rua Marechal Deodoro  -  Atual  Av. Mons. Ferreira Lima. 
Resgate fotográfico:  Dr.  Antonio Hermes  -  Minha Rua Tem Memória.


Antônio Justino de Arruda, o homem  que revolucionou a Vila Surubim. 

 "Antonio José de Arruda , conhecido por Antonio Justino, era um matuto semi-analfabeto,um camarada evoluído, principalmente atirado,meio aventureiro. Naquela época, as pessoas que tinham um pouco mais de posse não queriam correr riscos. Mas ele arriscava, aceitava o desafio.
     Antonio Justino sempre foi um cara despreendido e assumia qualquer negócio,onde vislumbrasse algum resultado para ele e para o povo de Surubim, Uma figura muito especial, que os surubinenses não podem esquecer", conta Dr. Azevedo.
     Lá pelos idos de 1925, Antonio Justino trouxe a energia elétrica para a Vila de São José do Surubim, e presenteou a população com o primeiro Cinema Mudo. 

Casario da praça Dídimo Carneiro - Ano de 1930 - Arquivo: Família Leal Guerra.
Minha Rua Tem Memória.
                       
      E esse matuto semianalfabeto e arrojado foi dono de uma bolandeira e de uma padaria. Possuiu o primeiro carro de Surubim, associou-se a uma empresa de ônibus, as sopas de antigamente e construiu o primeiro bangalô.
 "Sôpa" era o nome popular do ônibus da época. Temos aqui, o registro nessa foto de uma Sôpa na praça Dídimo Carneiro, que fazia a linha Surubim-Recife.

    Com Antonio Justino a Vila se transformou, progrediu. Com sua audácia clareou casas , ruas, corações  e mentes.  Fez rir e fez chorar,  marcando profundamente a nossa história.
Antiga Matriz de São José - Centro de Surubim. Década de 1950.


Fonte: Livro Surubim Pela Boca do Povo - Mariza de Surubim - Edição: 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário