quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

A CHEGADA DO PRIMEIRO CARRO EM SURUBIM

CONHECENDO SURUBIM: 1900 a 1930
Ford 1921 / Imagem internet

     "Em 1921 tivemos a surpresa de ver pela primeira vez, para a maioria da população, um carrinho Ford, de propriedade do Coronel Brás Bezerra, das Vertentes, por ocasião da Festa de São José. Foi uma admiração, porque não havia estradas . A nota pitoresca: o Fordeco conseguiu chegar, aos trancas e barrancos a Surubim, porém não pode fazer o caminho de volta... " Nelson Barbosa.*15
                                       Nelson Barbosa - Ex-prefeito do Surubim.

     "Nenhuma localização, vila, cidade, Estado ou País, poderá viver sem os meios de comunicação fáceis , um dos fatores de progresso, que concorre para o entrelaçamento de todas as coisas úteis e necessárias à vida humana. E assim, no ano de 1926, o Coronel Dídimo Carneiro, que exercia as funções de Prefeito de Bom Jardim, inicia a construção do trecho Surubim-Bom Jardim, da estrada de rodagem que ligaria Surubim ao Recife, e do trecho Surubim- Vertentes.
                                     
        Antônio Justino de Arruda, um homem que revolucionou a Vila Surubim, hoje, a Capital da Vaquejada deve muito a esse visionário.
     ( Ele é o avô da nossa amiga Maria Arruda - Moça - minha grande colaboradora, uma AMIGA DA                    MEMÓRIA, nota 10).   https://www.facebook.com/maria.arruda.92798

     Entretanto, o desejo dos surubinenses de se expandir e de se comunicarem com outras populações por rodovias era tão ardente, que antes mesmo da construção da estrada Surubim-Bom Jardim, os espíritos mais ousados como Antônio Justino, sem falar em outros, já haviam desbravado não só o trecho acima, como ainda os que levavam a Salgadinho, Frei Miguelinho, Santa Maria, Vertentes do Léria, Casinhas e Tambor, demonstrando aos poderes competentes que tudo se faz a vontade da ação.

     Porém, em 1924, o trecho Surubim-Vertentes  foi  antecipadamente inaugurado com avinda do 1º automóvel que apareceu em nossa Vila, de propriedade do Coronel Brás. Acontece que, o carro chegou mas não quis voltar, e ficou emperrado em condições tais que, somente aos pedaços puderam demovê-lo" Texto do Diário de Dídimo Gonçalves Guerra.

     Apesar de todas as pesquisas realizadas, não consegui definir qual o ano da vinda do primeiro carro a Surubim. ( Marisa Surubim ).

     O PRIMEIRO CARRO

     Os antigos contam que o primeiro surubinense a possuir um carro, foi Antônio Justino de Arruda,  Antônio Justino.

Continuaremos na próxima postagem.

Fonte: Livro Surubim Pela Boca do Povo - Mariza de Surubim - Edição: 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário