quinta-feira, 13 de junho de 2019

VIDA E OBRAS DO MONSENHOR LUÍZ FERREIRA LIMA

          
Um vídeo para você matar a saudade 
do Monsenhor Luiz Ferreira Lima 
 Minha Rua Tem Memória.

            

O Monsenhor Luiz Ferreira Lima,  nasceu no dia 15 de novembro de 1912, em Upatininga, Distrito de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco,  seus pais: Cizinho Ferreira Lima e Jovina Pessoa de Lima

Concluiu o Ensino Fundamental, e já ingressou no Seminário de Olinda, no dia 24 julho de 1938, onde foi ordenado padre pela imposição das mãos do Bispo Diocesano, Dom Ricardo Vilela.
A primeira Missa dele aconteceu na velha Matriz de Nossa Senhora do Bom Despacho.

Além de Surubim, Monsenhor Ferreira foi também pároco nas cidades de Vertentes, Orobó e Itambé. 

Em 16 de fevereiro de 1946, veio para a cidade de Surubim e foi a partir daí que o padre realizou muitas obras na cidade, entre elas, o Hospital São Luiz, que atende dezenas de pessoas diariamente, a Maternidade Nossa Senhora do Bom Despacho, além do Colégio Marista Pio XII, e a Igreja Matriz de São José.

Foi eleito por duas vezes como prefeito de Surubim, e também por duas vezes deputado estadual e federal, sendo agraciado com o prêmio Springer de economia.

No ano de 1978, exerceu as funções de Cura da Catedral de Brasília, tendo emprestado todo o dinamismo para a conclusão das obras da Catedral. 

Em 1979, foi condecorado pelo Papa João Paulo II, com o título honroso de “Prelado de Honra de Santidade”, esse atributo foi um testemunho de gratidão da Arquidiocese de Brasília, pelos trabalhos realizados na Catedral.

Mandatos (na Câmara dos Deputados):
Deputado(a) Federal - 1975, PE, ARENA, Dt. Posse: 18/03/1975.
Suplências e Efetivações:
Assumiu, como Suplente, o mandato de Deputado Federal na Legislatura 1975-1979 em 18 de março de 1975. Afastou-se em 10 de agosto de 1975.
Atividades Parlamentares:
CÂMARA DOS DEPUTADOS - Legislaturas anteriores à 54ª:

Comissão de Comunicações, Titular, 2-4-1975. 
Mandatos Externos:
Prefeito(a) , PE, Período: 1959 a 1962; Prefeito(a) , PE, Período: 1969 a 1970; Deputado(a) Estadual , PE, Período: 1971 a 1974.
Estudos e Cursos Diversos:
Filosofia e Teologia, Seminário de Olinda, PE, 1938..

Monsenhor Luiz Ferreira Lima, faleceu em 20 de março de 1987.





                Fotos: Edvaldo Clemente de Paula  -  20/03/1987.


HOMENAGENS

Colégio Marista Pio XII recebe homenagem

Em 17/04/2010 - 00:04
 Deputado Sebastião Rufino (PSB)  Em 17/04/2010

Fundado em 1960, o Colégio Marista Pio XII, localizado no município de Surubim, no Agreste Setentrional do Estado, comemora, hoje (17 de abril), seu cinquentenário. Para marcar a passagem da data, o 2° secretário da Casa Joaquim Nabuco, deputado Sebastião Rufino (PSB), realizou pronunciamento no Plenário, na última quinta-feira. A Rede Marista foi implementada na França, em 1817, e tem como fundamento a educação e evangelização de crianças e jovens.
Atualmente, a rede é constituída por escolas, universidades e faculdades no Brasil e no mundo. “O objetivo primordial é levar adiante o pensamento de São Marcelino Champagnat, de transformar o mundo pelo simples gesto de educar, cuidar e amar o próximo”, afirmou Rufino. Em Pernambuco, existem, ainda, os Colégios Marista São Luiz e Nossa Senhora da Conceição, no Recife; o São Marcelino Champagnat, em Paulista, além da Faculdade Marista do Recife.
O Pio XII, fundado pelo monsenhor Luiz Ferreira Lima, atende a mais de mil alunos e conta com 55 professores. Hoje, é dirigido pelo irmão Manoel Soares.
“Ele vem continuando na defesa de harmonizar o ensino, a fé, a cultura e a vida daqueles jovens”, observou o parlamentar. Rufino parabenizou, ainda, o diretor cultural da União Norte Brasileira de Educação e Cultura (Unbec), irmão Eduardo D’Amorim; o diretor da comunidade religiosa de Surubim, irmão José Moreira; a supervisora pedagógica, Eklaydja Farias; a coordenadora de educação física e esportes, Marizalva Aguiar; e todos que integram a instituição.

Memória – Monsenhor Ferreira Lima recebe homenagem

Em 18/12/2013 - 00:12
Deputado Antônio Moraes (PSDB) Em 18/12/2013
Os 60 anos da instalação do Hospital São Luiz, em Surubim, no Agreste do Estado, e o legado deixado pelo seu idealizador, Monsenhor Ferreira Lima, motivaram o pronunciamento do deputado Antônio Moraes (PSDB), ontem, na Assembleia Legislativa.
“O religioso foi um porta-voz do homem nordestino afligido pela seca, sendo reconhecido em sua trajetória parlamentar por defender recursos e melhorias para a população tanto do Agreste quanto do Sertão”, destacou.
Segundo o parlamentar, o Monsenhor Ferreira Lima atuou como prefeito de Surubim e deputado estadual e federal.
“Ainda hoje, é uma das figuras mais respeitadas e admiradas da região, tendo falecido no mesmo ano em que realizou sua última grande obra física: a instalação da Rádio Surubim – AM, em 1987”, informou.
Antônio Moraes classificou o religioso e político como “arauto maior da democracia” e o saudou in memoriam, pelas realizações em prol do povo pernambucano.

2 comentários:

  1. História bacana Edvaldo! Até me emocionei.muito legal!!!

    ResponderExcluir
  2. Mons.Ferreira Lima o grande benfeitor de Surubim, um religioso inesquecível de um caráter inegável; senti saudades daquele tempo que marcou as nossas vidas !!! Emocionante

    ResponderExcluir