A bandeira, símbolo máximo do município foi instituída há 50 anos, na gestão do Prefeito Monsenhor Luiz Ferreira, através da Lei Municipal 11/69. Idealizada pelo professor Osvaldo de Souza Leal e desenhada pelo artista Severino Apolinário de Lucena Filho. O primeiro asteamento ocorreu no Colégio Marista Pio XII, em 17 de abril.
quarta-feira, 17 de abril de 2019
1969 - 2019, CINQUENTENÁRIO DA BANDEIRA DE SURUBIM.
IMAGENS DO CENTRO DE SURUBIM, EM 1949.
Essas fotos as converti de um filme (16 mm) do ano de 1949, para ilustrar o Livro Memórias da Vaquejada de Surubim de autoria do escritor Fernando Guerra, hoje, estou disponibilizando no site Minha Rua Tem Memória, um excelente registro da nossa memória da década de 40.
Mais informações sobre o livro e o filme, clique no link abaixo:
Praça Dídimo Caneiro, Surubim - 1949. Minha Rua Tem Memória.
Praça Dídimo Caneiro, Surubim - 1949. Minha Rua Tem Memória.
Praça Dídimo Caneiro, Surubim - 1949. Minha Rua Tem Memória.
Praça Dídimo Caneiro, Surubim - 1949. Minha Rua Tem Memória.
Rua Marechal Deodoro, hoje Av. Monsenhor Ferreira Lima. Essas pessoas aí na calçada estão bem em frente ao antigo hotel de Severino Clemente de Arruda, hoje, Cristal Hotel, para ser mais preciso, atualmente, nesse exato lugar, temos uma banca de revista do nosso amigo Pedro de Souza Barbosa, ( Pedro da Banca ).
Minha Rua Tem Memória.
Minha Rua Tem Memória.
Visão geral da antiga Rua Marechal Deodoro da Fonseca, a casinha branca em segundo plano, é hoje rua 7 de setembro. Minha Rua Tem Memória.
Visão geral da antiga Rua Marechal Deodoro da Fonseca, a casinha branca em segundo plano, é hoje rua 7 de setembro. Minha Rua Tem Memória.
Antiga Rua Marechal Deodoro da Fonseca em outro ângulo. Em primeiro plano, ao lado direito um poste madeira, o muro da residência de Sr. Guerra do Cinema, em seguida diversas lojas, nessa primeira loja à direita, hoje, funciona a Pan Cristal do Grupo João Batista, em segundo plano, bem ao fundo, era a antiga loja de tecidos de José Galdino, hoje, Edifício José Miguel de Lucena (Brilhante Jóias de Irnalva Lucinda ).
Minha Rua Tem Memória.Minha Rua Tem Memória.
Minha Rua Tem Memória.
Atual Rua Antonio Farias, ao fundo antiga residência da Família Farias. Minha Rua Tem Memória.
Atual Rua Antonio Farias, ao fundo antiga residência da Família Farias.
Minha Rua Tem Memória.
Antiga Rua João Pessoa que depois passou a se chamar Rua Dr. Estácio Coimbra.
O automóvel estacionado na frente da casa do primeiro Vice-Prefeito de Surubim, avô do nosso deputado federal Danilo Cabral. Nesse casarão funciona hoje o Salão de Paizinho Cabeleireiro e o consultório da Dra. Fernanda Cabral. Minha Rua Tem Memória.
Minha Rua Tem Memória.
sábado, 13 de abril de 2019
ARQUITETURA URBANÍSTICA DO CENTRO DE SURUBIM, SÉCULO XX.
O progresso apagou a memória de Surubim transformando a antiga paisagem arquitetônica em prédios modernos para gerar negócios, empregos e renda.
Depois de uma pausa, volto a postagem de alguns registros que realizei durante décadas sobre a nossa cidade, capital da vaquejada.
Antiga residência de Agripino Arruda - Rua 15 de novembro
Centro - Surubim, hoje, Loja Emanuele.
Casario de Agripino Arruda
Rua 15 de nov. - Centro - Surubim.
A única casa parcialmente original
existente na praça Dídimo Carneiro - Centro.
Aqui residiu o Capitão José Natal,
irmão do primeiro prefeito da cidade, nela
funcionou o primeiro telégrafo de Surubim.
Rua 15 de Novembro - antiga loja e
residência de seu Hermes, hoje éconis calçados
e ao lado antigo Bar do Miranda.
Esta casa abaixo também foi residência paroquial, o
Pe. Antonio Gonçalves foi o titular por muitos anos,
depois pertenceu a Família de Carminha Guerra
Seu Guerra do Cinema.
Era localizada ao lado da atual câmara de vereados.
Pe. Antonio Gonçalves foi o titular por muitos anos,
depois pertenceu a Família de Carminha Guerra
Seu Guerra do Cinema.
Era localizada ao lado da atual câmara de vereados.
Fachada da antiga residência do Major Turíbio
Hoje, no seu local, funciona a Galeria
Surubim Center.
Rua 15 de novembro - Centro.
Hoje, no seu local, funciona a Galeria
Surubim Center.
Rua 15 de novembro - Centro.
segunda-feira, 1 de abril de 2019
MINHA RUA TEM MEMÓRIA NA MÍDIA.
RESGATANDO NOSSA HISTÓRIA
Reunimos aqui, tudo o que foi registrado sobre a homenagem que o Portal Minha Rua Tem Memória realizou com o apoio de Maria José Arruda (Moça) neta do homenageado, fez à memória de UM PIONEIRO EMPREENDEDOR NO DESENVOLVIMENTO DE SURUBIM.
Por Luis Fernando:
FAMÍLIA HOMENAGEIA EMPREENDEDOR PIONEIRO DE SURUBIM
http://www.negocioseinformes.com/2018/01/familia-homenageia-antonio-justino-empreendedor-pioneiro-em-surubim.html
NO JORNAL CORREIO DO AGRESTE:
Por Fernando Guerra:
Família celebra 130 anos de nascimento de Antônio Justino, um dos primeiros empreendedores de Surubim
http://www.correiodoagreste.com/2018/01/homenagem-familia-celebra-130-anos-de-nascimento-de-antonio-justino-um-dos-primeiros-empreendedores-de-surubim.htmlNO JORNAL SURUBIM TERRA DA GENTE:
Por Maluma Marques:
Familiares realizam homenagem para Antônio Justino, um surubinense que faz parte da construção da história de Surubim.
http://www.malumamarques.com.br/2018/01/e
mpreendedor-pioneiro-impulsionou-vila.html
PERSONALIDADE GOLD 2018 - ANTONIO JUSTINO - In memoriam
Por MALUMA MARQUES:
Na noite de sábado do dia 24 de dezembro, aconteceu a 15ª edição da entrega de troféus mais esperada de Pernambuco, a Festa Personalidades Gold. Que reuniu não só grandes personalidades de Pernambuco , como também de outros Estados como: Fortaleza, Minas Gerais e até de outro país como Suíça. e cidades do agreste pernambucano. Neste ano, inovamos ao incluir o nome do grande homenageado da noite no corpo do troféu, o saudoso surubinense Antônio José de Arruda - In memoriam - (Antônio Justino) pelo reconhecimento do seu trabalho a frente do empreendedorismo da antiga Vila Surubim.
Felizes estavam os familiares do homenageado a começar pela dinâmica e atuante Profa. aposentada Maria Arruda (carinhosamente, Moça) e seus filhos. A profa. Maria Arruda falou da honra de ter o nome de seu avô eternizado. Para ela foi um cidadão honrado, digno em suas decisões, e um visionário do progresso. O evento contou com a presenças de colunáveis e figuras destacadas em vários segmentos da sociedade e pernambucana, a exemplo do Presidente do Diario de Pernambuco Alexandre Rand’s de Barros e a Deputada Estadual Tereza Leitão.
Matéria completa no link abaixo:
VEJA MAIS NO YOUTUBE:
Antonio José de Arruda - "Antonio Justino"
- Homenagem aos 130 anos de Nascimento
https://www.youtube.com/watch?v=-_P_K8H16s4
Vídeo de cobertura do evento do dia da homenagem por ocasião da afixação da placa comemorativa aos 130 anos de nascimento de Antônio Justino. Cobertura completa.
Palavra de agradecimento de Moça, Maria Arruda:
https://www.youtube.com/watch?v=vws9k73pORs
MAIS SOBRE ANTONIO JUSTINO NO FACEBOOK:
https://www.facebook.com/groups/565943893459670/search/?query=Antonio%20Justino&epa=SEARCH_BOX
PRONUNCIAMENTO DA NETA
Pronunciamento da Sra. Maria José Arruda (Moça) em homenagem à memória do seu avô, Antonio José de Arruda (Antonio Justino ) realizado sábado (06) por ocasião do lançamento de uma placa comemorativa aos seus 130 anos de nascimento.
O evento foi realizado e coordenado pelo Mestre de Cerimônia Roberto José Pessoa em frente a Igreja Matriz de São José, justamente no primeiro edifício construído na então Vila Surubim pelo pioneiro empreendedor e desbravador da nossa cidade.
HOJE ESTÁ SENDO UM DIA MUITO ESPECIAL PARA TODOS NÓS, “FAMÍLIA ARRUDA”, PRINCIPALMENTE POR ESTARMOS DIANTE DA CASA QUE UM DIA PERTENCEU A ESTA FAMÍLIA E FEZ HISTORIA.
E TENHO CERTEZA, APÓS ESTE ENSEJO TORNAR-SE-A REAL, E ONDE O POVO SURUBINENSE FARÁ JUS AO SEU PASSADO. PORTANTO, PERGUNTO:
O QUE SERIA DE NÓS SE NÃO HOUVESSE PASSADO?
COMO SERÍAMOS NO PRESENTE?
COMO SONHARÍAMOS? PORQUE O FUTURO, O AMANHÃ, A DEUS PERTENCE.
O QUE SERIA DE NÓS SE NÃO HOUVESSE PASSADO?
COMO SERÍAMOS NO PRESENTE?
COMO SONHARÍAMOS? PORQUE O FUTURO, O AMANHÃ, A DEUS PERTENCE.
SE ESTAMOS AQUI É PORQUE HÁ UM PASSADO; PASSADO ESSE NOS FÊZ ENTRAR NO “TÚNEL DO TEMPO” E RETIRÁ-LO DA OBSCURIDADE, ATRAVÉS DO PROGRAMA: “MINHA RUA TEM MEMÓRIA”, DO SR. EDVALDO CLEMENTE, DE SUA INTEIRA RESPONSABILIDADE, MERECEDOR DE RESPEITO E DIGNO DE CREDIBILIDADE, ASSIM TAMBÉM, COMO DA SRA.MARIZA BARBOSA, AUTORA DO LIVRO, “SURUBIM BOCA DO POVO” E DO SR. JOSÉ AURÉLIO ARRUDA, VULGO BALEU (FALECIDO), DO SEU HISTÓRICO BIOGRÁFICO – (AUTOR NORBERTO CASTRO).
ALÉM DAS HISTORIAS CONTADAS E CONFIRMADAS POR FAMILIARES E POR PESSOAS QUE FIZERAM PARTE DA ÉPOCA.
GRAÇA A ESSA CONJUNTURA, DANDO-NOS A GRANDE OPORTUNIDADE DE APRESENTARMOS A CIDADE, “SURUBIM” TEM HISTÓRIA, TEM PASSADO E TEM MEMORIA, QUE VAI ALÉM DA ORIGEM DE SEU NOME.
GRAÇA A ESSA CONJUNTURA, DANDO-NOS A GRANDE OPORTUNIDADE DE APRESENTARMOS A CIDADE, “SURUBIM” TEM HISTÓRIA, TEM PASSADO E TEM MEMORIA, QUE VAI ALÉM DA ORIGEM DE SEU NOME.
COMEÇOU EM 1925, QUANDO O POVO DA “VILA DE SÃO JOSÉ” CONSIDEROU EMPREENDEDOR DE N. 01, O SEMIANALFABETO O SR. ANTONIO JOSÉ DE ARRUDA, VULGO ANTONIO JUSTINO, DIANTE DE SUA CAPACIDADE INVEJÁVEL NA PECUÁRIA, NO COMÉRCIO, NO TRANSPORTE, LAZER E NA INFRAESTRUTURA DA VILA.
CAMARADA EVOLUÍDO, HONESTO, HUMILDE, MEIO AVENTUREIRO DESTEMIDO, NÃO TINHA MEDO DE DESAFIOS.
USAVA DE SUA PROPRIEDADE TRAZENDO Á SURUBIM BENEFÍCIOS, A FIM DE VER SEU POVO, SEUS CONTERRÂNEOS FELIZES E LIGADOS A COMUNICAÇÃO COM CIDADES VIZINHAS E CIRCUNVIZINHAS. APÓS SEU TRABALHO DE DESBRAVAMENTOS DAS ESTRADAS.
FATOS NARRADOS POR DR. AZEVEDO, MÉDICO DA FAMILIA, AMIGO E COMPADRE, PADRINHO DE UMA DAS FILHAS MATILDE, COM A SRA. FINHA IRMÃ DO SR. JERÔNIMO HERÁCLIO, TAMBÉM AMIGO.
QUANDO HAVIA FESTA NA CASA DE ANTONIO JUSTINO PARA O CONFORTO DO AMIGO, EVITANDO ASSIM SÉRIE DE BARULHO, ENCAMINHAVA -O PARA A RESIDÊNCIA DO SEU FILHO, JOSÉ ASSUNÇÃO, AFIM DE PERNOITAR TRANQUILO, SEGUNDO VALDECI.
SUA FILHA LUZIA, EM UM DOS SEUS RELATOS DESCREVEU O SEU PAI COMO UM GRANDE ADMIRADOR DA NATUREZA. QUANDO SAIA PRA VIAGEM SEMPRE CONTEMPLAVA O AMANHECER, A BRISA, E O NASCER DA AURORA.
POR ISSO SEGUNDO ELA, DENOMINOU A RUA QUE MORAVA “RUA DA AURORA”, N. 47, ONDE ESTAMOS, DEPOIS RUA MARECHAL DEODORO.
E PARA SEU CONFORTO E DA FAMÍLIA TROUXE A SURUBIM O PRIMEIRO CARRO DE PASSEIO DE MARCA FORD. COMO FALOU VALDECI. TENDO COMO MOTORISTA PARTICULAR O SR. BIU VIANA, EM SEGUIDA PASSOU A SER DE SEVERINO FARIAS.
CONFORME INFORMAÇÕES DA SRA. SANTA GUERRA, ONDE PARTICIPOU TAMBÉM DA INAUGURAÇÃO DO 1º SOBRADO DA VILA DE SÃO JOSÉ COM DIREITO À BANDA DE MÚSICA, ANIMANDO A MULTIDÃO PRESENTE.
SOBRADO ESTE, CONSTRUÍDO POR ANTONIO JUSTINO COM LINHAS MODERNAS, CONTENDO VARANDA, UM ZONOFONE, ESPAIRANDO MÚSICAS BELÍSSIMAS DA ÉPOCA, COMO POR EX: “ACORDA DONZELA OU ADALGISA”.
ACORDA ADALGISA
QUE A NOITE É BELA
VEM VÊ O LUAR
QUE A NOITE É BELA
VEM VÊ O LUAR
VEM OUVIR OS CANTOS
TÃO CHEIOS DE ENCANTOS
QUE VEM LÁ DO MAR
TÃO CHEIOS DE ENCANTOS
QUE VEM LÁ DO MAR
SÃO AO PESCADORES,
QUE CANTANDO AMORES,
SE VÃO BARRA AFORA
QUE CANTANDO AMORES,
SE VÃO BARRA AFORA
REMANDO A FALUA,
AO BRILHAR DA LUA,
NA PROPÍCIA HORA...
AO BRILHAR DA LUA,
NA PROPÍCIA HORA...
CASOU DUAS VEZES, POR FICAR VIÚVO DA SRA. SEVERINA ERMELINDA, IRMÃ DA SRA. MARIETA DE ZÉ BRUNO, DEIXANDO TRÊS FILHOS: IRACEMA, JOSÉ ASSUNÇÃO E IRACI A CAÇULA. DEPOIS COM A SRA. ROSA CABRAL, DO LUGAREJO DO TAMBOR. ONDE TIVERAM SEIS FILHOS: INÊS, SEVI, LUZIA, MATILDE, ERNESTO E TOINHO. TODOS FALECIDOS, FICANDO APENAS AS ÚNICAS FILHAS: INÊS E LUZIA.
D. NAIR E FAMÍLIA, NÃO TEMOS PALAVRAS PARA AGRADECER-LHES, POR TEREM PERMITIDO AFIXAR ESTA PLACA EM SUA RESIDÊNCIA, APESAR DE ESTAR REFORMADA A PARTE EXTERNA, MAS DENTRO CONTINUA INTACTA: SALA, QUARTO, CORREDOR, COZINHA E BANHEIRO COM O MESMO PISO É INCRÍVEL SRA. NAIR, MESMO ESTANDO A FRENTE ALTERADA NÃO APAGARÁ NUNCA, NUNCA, A IMAGEM DE QUE FOI AQUI, ONDE TUDO COMEÇOU... “ALAVANCA DO DESENVOLVIMENTO AO PROGRESSO E MAIS, PODENDO- SE ATÉ DIZER, POR QUE NÃO?! BERÇO DE SURUBIM” COM EMPREENDEDORISMO, CORAGEM E MUITA DETERMINAÇÃO.
E FORAM TODAS ESSAS INFORMAÇÕES COLHIDAS QUE NOS FORTALECERAM A IRMOS FUNDO NESTA HISTÓRIA QUE SÓ NOS TROUXE SATISFAÇÃO E MUITO ORGULHO, DIANTE DOS FATOS DAS BENFEITORIAS TRAZIDAS A ESTA CIDADE NA ÉPOCA.
ESQUECIDAS? TALVEZ, ATÉ IGNORADAS HÁ DÉCADAS E DÉCADAS.
ACREDITAMOS QUE O SR. ANTONIO JOSÉ DE ARRUDA “ANTONIO JUSTINO”, NÃO DEIXOU APENAS UM PASSADO QUE SE FEZ PRESENTE, MAS UM “LEGADO” A SURUBIM, SENDO RESGATADO PELA FAMÍLIA “ARRUDA”, PARTE DE ANTONIO JUSTINO COM A COLABORAÇÃO DO PROJETO, COMO DISSE, “MINHA RUA TEM MEMÓRIA” E TAMBÉM PELAS HISTÓRIAS NARRADAS E CONFIRMADAS POR FAMILIARES.
SENTIMOS A AUSÊNCIA DE UMA DAS FILHAS A SRA. LUZIA, POR MOTIVO DE SAÚDE, IMPOSSIBILITADA DE ESTAR CONOSCO NESTE MOMENTO, PORÉM, ESTÁ BEM REPRESENTADA POR SEUS FAMILIARES, PRINCIPALMENTE PELA SUA ÚNICA IRMÃ INÊS, VIÚVA DO SR. SOLON GUERRA, FILHO DE DÍDIMO GUERRA, EX-PREFEITO DE SURUBIM, AMBOS FALECIDOS.
AGRADECIMENTO
AGRADECEMOS A PRESENÇA DE TODOS, EM ESPECIAL, A “FAMÍLIA ARRUDA” DE AMBAS AS PARTES, COMO TAMBÉM A FAMÍLIA DÍDIMO GUERRA, AS AUTORIDADES DO MUNICÍPIO REPRESENTADAS PELA PREFEITA SRA. ANA CÉLIA CABRAL DE FARIAS, AO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL SR. FABRÍCIO BRITO, A VEREADORA A SRA. VEIA DE APRÍGIO, AO EX- PREFEITO SR. ANTONIO BARROS E ESPOSA SRA. CLORIS BARBOSA, AO EX. PREFEITO SR. JOSÉ ARRUDA E ESPOSA SRA. MARIA ARAGÃO, AO EX. DEPUTADO ESTADUAL E EX. PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS DE PE SR. ADALBERTO FARIAS E FAMÍLIA, AO DEPUTADO FEDERAL O SR. DANILO CABRAL E FAMÍLIA, AS IRMÃS DO COLÉGIO NOSSA SENHORA DO AMPARO REPRESENTADAS PELA DIRETORA IRMÃ SHEILA, E AS IRMÃS SRA. VALDECI E SRA. ILAÍSE, CUNHADAS DE JOSÉ ASSUNÇÃO, CASADO COM UMA DAS IRMÃS MARIA IRACI ARRUDA, PADRINHOS DE ILAÍSE COM INÊS .
AO PRESIDENTE DO JORNAL DO AGRESTE REGIONAL (SR. FERNANDO GUERRA) E AOS BLOGUEIROS LOCAIS.
ENFIM... A TODOS POR TEREM NOS DADO A HONRA DE PRESTIGIARMOS JUNTOS A ESTA INAUGURAÇÃO, A QUAL SERÁ ABENÇOADA PELO PADRE INALDO, AMIGO FIEL E QUERIDO.
MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO DE TODOS PRESENTES. PRINCIPALMENTE A SRA. NAIR E FAMÍLIA, SE NÃO, NÃO ESTARÍAMOS AQUI.
Assinar:
Postagens (Atom)